top of page

03 motivos que fazem o Brasileiro não falar inglês fluente

O Brasil segue sendo um dos países com menor número de pessoas que falam inglês no mundo. Somente 5% dos brasileiros se declaram fluentes em inglês. Dentro da América Latina, o Brasil também é o país com menor número de pessoas que falam inglês.



E aí entra o questionamento: por que o brasileiro tem um nível de proficiência tão baixo?! Listamos alguns pontos relevantes que justificam esses dados que são tão baixos em nosso país.


1 - Desejo incontrolável de falar inglês como um falante nativo


É importante termos em mente que ser fluente em inglês significa ter capacidade de comunicar-se, ou seja, entender e ser entendido!


Falar como um nativo da língua não deve ser a meta principal de ninguém que estuda inglês. Afinal, a gente não pode exigir que a nossa pronúncia seja perfeita como a de alguém que nasceu falando e ouvindo a língua inglesa, não é?


2 - Obsessão compulsiva em decorar a gramática


Ainda encontramos inúmeros pessoas que se dedicam tanto à gramática e esquecem de aprender a falar. Essa busca da perfeição gramatical é muitas vezes notada em comentários do tipo “ele/ela não sabe nem português direito e quer aprender inglês“.

Não estamos falando que é OK falar português errado, hein! Mas não saber 100% todas as regras gramaticais não te impede de ser capaz de se comunicar com perfeição no seu idioma, não é?!

3 - Falta de tempo

O tempo torna-se inimigo de muita gente que quer aprender uma segunda língua. E como é necessário reservar um momento para o contato e estudo da língua, isso na grande maioria das vezes acaba tornando-se o maior obstáculo para adquirir a fluência.

É importante lembrar que você não consegue aprender nada na sua vida sem disciplina e dedicação e com o inglês não seria diferente!


Esses são alguns dos motivos mais pertinentes que acabam dificultando o aluno no caminho rumo à fluência no inglês. Sabemos o quanto é importante termos consciência dos inúmeros fatores que podem prejudicar esse aprendizado. Por isso, é importante escolher uma boa escola que dê oportunidades acessíveis e metodologia eficiente. Mas primeiro precisamos ter consciência e vontade de aprender um novo idioma.


Let's go!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page