
Ter a oportunidade de fazer um intercâmbio é um desejo de muitas pessoas. Porém, com a pandemia, esse sonho teve de ser adiado. Mas com o cronograma de vacinação avançando dia após dia e vários países reabrindo suas fronteiras, a possibilidade de aprimorar os conhecimentos em outro país já é uma realidade próxima.
Por isso, a Youth reuniu algumas dicas para quem quer se preparar para realizar a incrível experiência que é poder viver no país que tem o idioma que você estuda. Então, anota aí!
1) Vacina em dia!
A primeira dica é uma das mais importantes e OBRIGATÓRIA: ficar atento ao cronograma de vacinação da sua cidade. Praticamente todos os países que recebem estrangeiros e intercambistas estão cobrando e exigem a imunização total, além de exames (como o PCR) que comprovem resultado negativo para a covid-19. Então, não deixe de ter seu cartão de vacinação com a vacina em dia para poder embarcar nessa valiosa experiência com TODA segurança possível.
ATENÇÂO: é praticamente impossível um país aceitar um estrangeiro que não tenha cumprido todo o esquema de vacinação.
2) Seu destino
Qual seu destino? Você já sabe? Ainda não?
Saber com antecedência qual o país ao qual você fará o intercâmbio é primordial. Faça pesquisas, converse com pessoas que já estiveram no lugar escolhido e vá cada vez mais imergindo na cultura, hábitos e necessidades!
Saber qual a moeda usada, quais os idiomas são mais utilizados em cada região (às vezes, variam com diferentes dialetos) e conhecer um pouco da cultura são pontos muitos importantes para saber se aquele lugar é capaz de fazer da sua experiência algo satisfatório.
3) Planejamento antecipado
Depois de saber qual o destino, é preciso procurar agências confiáveis e claras quanto as informações. Conversar com consultores de viagem e intercambistas é uma IMPORTANTE E NECESSÁRIA estratégia. Você precisa fazer seu dever de casa no quesito INFORMAÇÃO. Listamos aqui as 7 agências mais procuradas quando o assunto é intercâmbio:
CI Intercâmbios
STB (Students Travel Bureau)
EF Brasil
IE Intercâmbios
Egali Intercâmbios
World Study
BEX
4) Estudar o Idioma
Se você acha que vai aprender o idioma somente no intercâmbio, você está se enganando. Você precisa estar preparado e com a fluência em dia. Não deixe para última hora, porque muito possivelmente você poderá passar por situações indesejáveis. Busque uma escola que atenda às suas necessidades e seja fiel ao plano de estudos e metodologia adequadas. Nada de cair na conversa de aprender um novo idioma em 3 meses quando você é iniciante. Procure instituições sérias e competentes que possam ajudar você verdadeiramente a construir um caminho sólido e prático rumo a fluência desejada.
Legal, né!
Envia essas dicas para um amigo que também sonha em fazer um intercâmbio, mas não sabe pode onde começar.
Ahh e não esqueça: ficou afim de se preparar para este grande momento ou aprender inglês - espanhol - francês da maneira certa? Fala com a gente:
Comments