top of page

15 curiosidades que você não sabia sobre o Canadá


Por sua imensa diversidade cultural e socioeconômica, o Canadá atrai muita gente que deseja turistar e até recomeçar a vida nesse território que fica ao lado dos Estados Unidos. Por isso, separamos 15 curiosidades que fazem deste país um lugar com diferenciais que vale a pena conferir.


1 - A fronteira entre Canadá e EUA é a maior do mundo com 8.891 quilômetros, contando inclusive com o Alasca, que fica ao oeste do Canadá, separado dos EUA continentais.


2 - Montreal é a segunda maior cidade francófona do mundo (que tem o francês como idioma oficial), atrás apenas de Paris, na França.


3 - O Canadá é o segundo maior país do mundo. O território canadense só perde em área territorial para a Rússia.


4 - O país possui dois idiomas oficiais, inglês e francês. Por isso, a maioria dos produtos que estão à venda nos mercados e lojas de conveniência possuem informações nos dois idiomas.


5 - O Canadá é um dos países responsáveis por produzir um vinho feito a partir de uvas prensadas e que foram congeladas ainda na videira. Inclusive ele é um dos maiores produtores mundiais do chamado “vinho de gelo” (icewine em inglês). O detalhe mais legal disso é que este vinho é servido durante a sobremesa.


6 - Metade de todo o território canadense é coberto por florestas. Isso significa que o país tem um décimo de todas as florestas do mundo.


7 - Há vários artista de peso internacional nascidos no Canadá: Paul Anka, Neil Young, Avril Lavigne, Rush, Bryan Adams, Drake, Celine Dion, Shania Twain, Justin Bieber, Sandra Oh, Ryan Gosling, Ryan Reynolds, Seth Rogen, Jim Carrey, Michael J. Fox, Rachel McAdams, Ellen page, Michael Cera, Donal Sutherland, Keanu Reeves, Anna Paquin, Kiefer Sutherland, Mathew Perry, dentre outros.


8 - O shopping chamado West Edmonton Mall, em Edmonton, na Alberta, já foi o maior do mundo. Atualmente, ele é o quinto, mas ainda contém o maior parque de diversões indoor do mundo.


9 - Ottawa é a opção ideal para quem gosta bastante do frio. Principalmente se sua ideia é conhecer a capital, Ottawa. A cidade é considerada a segunda capital mais fria do mundo! Perde apenas para Ulaanbaatar, que fica na Mongólia. Além disso, no Canadá existem inúmeros Ice Bars que são bares feitos completamente de gelo, uma verdadeira atração turística do país.


10 - O Canadá já sediou os Jogos Olímpicos durante três edições: 1976 em Montreal; 1988 em Calgary; e 2010 em Vancouver.


11 - Foi um canadense quem inventou o basquete! O esporte nasceu em 1891, quando o professor James Naismith queria que seus alunos na escola YMCA Training School, em Springfield, Massachusetts, praticassem uma atividade coletiva indoor durante os meses de inverno.


12 - Apesar de não ser muito conhecido, o Canadá é um dos maiores produtores de queijo do mundo. São mais de 350.000 toneladas de mais de 30 variedades. O cheddar é o mais popular no país: acredita-se que cada canadense consuma 10,6 quilos por ano!


13 - Os canadenses têm o costume linguístico de terminar as frases com “eh”. É quase como o nosso “né” ou “viu”. É uma característica só deles e, inclusive, é alvo de piadinhas dos americanos.


14 - O Canadá possui o maior número de lagos de água doce do planeta. Só na província de Ontário encontram-se 25 mil lagos.


15 - Vancouver é a terceira maior cidade cinematográfica de toda a América do Norte. Além disso, até 2009 ela foi considerada por muitos anos a melhor cidade do mundo para se viver. Hoje, ela está entre as 10 melhores cidades nesse quesito.




E aí, gostou? Comenta aqui qual curiosidade você mais gostou e envie esse conteúdo para um amigo que gostaria de saber também!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page