top of page

15 curiosidades sobre a França que você não sabia!

Se você quer aprender francês do zero ou dar aquela aprimorada na língua, aprender mais sobre a França e seus costumes, ajuda muuuito a entender mais a língua e dar aquela guinada nos estudos, né? 🤓 Por isso a Youth separou 15 curiosidade sobre a França que você não sabia!



Confere!


1 – Não existe “pão francês” nas padarias francesas!

Por mais estranho que possa parecer, o famoso pãozinho francês, que os brasileiros estão tão acostumados a comprar em qualquer esquina, simplesmente não existe nas padarias francesas. Os franceses compram principalmente o pão baguete, que é cortado em pedaços.

2 – Petit Gateau não se chama petit gateau

Nenhum (nenhum mesmo!) garçom francês vai entender o seu pedido se você pedir um petit gateau de sobremesa. Isso soaria genérico, como um “bolo/biscoito”. Na França, o equivalente à sobremesa que chamamos de petit gateau se chama coulant, ou mi-cuit.

3 – Natal é chamado de… réveillon!

Na verdade, o dicionário Larousse define réveillon como “refeição festiva do natal ou fim-de-ano, ou a festa em si“. Resumindo, o nome réveillon é meio confuso, já que pode ser usado para ambas as datas. Na prática, os franceses usam mais Noel para o Natal, e Nouvel An para o Ano Novo.

4 – Há 4 arcos do triunfo em Paris

Muito se fala do Arco de Triunfo, aquele monumento imponente e assediado pelos turistas. Porém, em um breve passeio pela capital francesa você se dá conta de que, na verdade, existem 4!

5 – A Torre Eiffel é uma antena de rádio

Os últimos 20 metros da Torre Eiffel, o monumento pago mais visitado do mundo, nada mais é que uma antena de rádio em pleno funcionamento.

6- Ponto zero

Uma estrela de bronze situada na calçada em frente à entrada principal da Catedral Notre Dame de Paris marca a localização exata do Ponto Zero de todas as estradas francesas.

7 – Arrondissements

Falando em estradas, a cidade de Paris é dividida em 20 arrondissements (leia “arrondissemãn” ) e a divisão é feita por números. Ela começa no centro, precisamente no Musée du Louvre, e segue em formato caracol até chegar no número 20.

Para se referir aos arrondissements, usamos primeiro, segundo, terceiro, quarto… até chegar no vigésimo. Em francês, falamos: premier, deuxiéme, troisième, quatrième, cinquième, sixième, septième, huitième, neuvième, dixième, onzième, douzième, treizième, quatorzième, quinzième, seizième, dix-septième, dix-huitième, dix-neuvième, vingtième.

8 – Queijo

A França produz, por ano, quase um bilhão de toneladas de quase 1.200 variedades de queijo. Os franceses não costumam comer queijos no café da manhã, mas é muito comum comerem após o almoço ou jantar junto com um pedaço de pão - isso mesmo, como sobremesa.

9 – Vinho

O vinho é a bebida alcoólica mais consumida na França e o país é o maior exportador de vinhos do mundo! Além disso, a França é o país que mais produz vinho, fabricando cerca de 16% do vinho do planeta ou 41,4 milhões de hectolitros.

10 – Friteries

As friteries ou baraque à frites são pequenos carros de lanche, estilo food truck, que são especializados na venda de batata fritas, fricadelles, bolinhos e todo o tipo de snacks fritos. A friteries são um patrimônio gastronômico e cultural do norte da França, que possui forte influência da cultura belga, devido à proximidade com o país.

11 – As batatas já foram proibidas no país

Falando em batatas, embora hoje sejam amplamente consumidas na gastronomia francesa, mas nem sempre foi assim! Inicialmente trazida ao país pelos espanhóis para servir de alimento aos animais, foi banida por lei em 1748 pois os franceses acreditavam que transmitia lepra. Foi apenas em 1772 que essa lei foi extinta.

12 – As sobremesas não são muito doces

A França é aclamada pela sua pâtisserie que possui uma variedade imensa de doces bem elaborados e que agradam a todos os paladares, mas se compararmos a confeitaria brasileira (que leva MUITO açúcar) com a francesa, a francesa é bem menos doce ao paladar.

13 – Banheiro sem pia

Os banheiros na França costumam ser bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Existe o toilette que é o lugar onde fica apenas o vaso sanitário e a salle de bain, onde fica a ducha e/ou a banheira. O mais intrigante é que na maioria dos lugares não existe pia onde fica o vaso sanitário! Além de ser pouco prático e anti-higiênico, é um pouco estranho quando se é visita e não se sabe ao certo onde lavar suas mãos.

14 – Os franceses inventaram a bicicleta…

A bicicleta foi inventada em 1861, quando Pierre Michaux criou o sistema de pedais. Foi um grande sucesso na França e abriu as portas para o desenvolvimento de outros modelos.

15 – …. e o sutiã!

Já o soutien-gorge ou sutiã foi inventado por Herminie Cadolle em 1889 e apresentado na Feira Mundial de Paris sob o nome de “Bien-Être” ou bem-estar em português. O primeiro modelo foi um espartilho cortado na altura do peito para ser mais confortável.


E aí, você já sabia de algum desses fatos?


Se seu sonho é conhecer a França, entender a língua é muito importante! Bora aprender francês em uma de nossas turmas!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page