top of page

3 Dicas para preparar uma boa apresentação em inglês

Hello, guys!


O assunto de hoje é para quem precisa preparar-se para uma boa apresentação em inglês. Seja numa entrevista para conseguir aquela vaga tão almejada ou para realizar uma apresentação numa instituição de ensino que você estuda.



Em casos como esse deixar pra última hora é um grande erro. Pois, você precisa de tempo para treinar todos os aspetos que envolvem este momento. Desde o vocabulário até o controle emocional.


Então, se liga em algumas boas dicas para que você tenha uma apresentação de êxito:

1) Saiba quem é o seu público e o que eles esperam de você


Neste primeiro momento, é fundamental conhecer as pessoas que assistirão sua apresentação. Neste caso, não é ficar amigo ou íntimo, é estar ciente do que eles esperam de você. Quais os critérios que serão avaliados e todo o cuidado que deverá ser observado no momento da apresentação. Quais os recursos mais utilizados e que poderão impactar mais ou exemplificar melhor o que será abordado durante a apresentação.


Dica: Conversar com pessoas que já passaram por momentos como este pode ser uma boa forma de vislumbrar a execução desta apresentação.

2) Preparar uma apresentação com começo, meio e fim.


Este é um dos passos mais importantes se você pretende alcançar o sucesso no dia da apresentação. É primordial elaborar um roteiro de fala de modo coerente, coeso e preciso. Nada ficar enrolando ou demorando muito para chegar ao tema. Quanto mais objetivo você for, com falas pontuais e claras, maior será suas chances de atingir um excelente desempenho..


Agora cuidado, ser objetivo não significa que você será breve e discursará com frases prontas. É necessário contextualizar de maneira sucinta e espontânea, dando a entender que você domina a temática e pode discorrer sobre ela com naturalidade.

3) Treinar


Sobre este ponto não tem ERRO. Você pode pensar: ahh mas isso eu já sabia. A questão é que muita gente sabe, mas não faz! 😅 Qualquer forma de apresentação requer treino, não só do assunto, mas também do tempo, do controle emocional, da postura, da entonação da voz e do que você entende como déficit em apresentações anteriores. Depois de elaborar como será sua fala, você deve praticar. Isso ajuda muito e no dia você já terá uma intimidade maior com o que você pretende expor durante a apresentação. Não se engane. Esse passo é um dos mais importante. Mas os outros devem ser observados a risca para que você tenha o suporte completo e tenha um feedback positivo!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page