top of page

5 dicas para melhorar o listening em inglês

Hi, stranger!

Você sente dificuldade em entender um nativo falando? Reclama que ele fala rápido demais? Você e outros 99% dos estudantes de inglês estão precisando treinar o listening! Essa é a parte do aprendizado de uma nova língua da qual os alunos mais reclamam, junto com a pronúncia. Mas calma que com um pouco de dedicação você vai ver que fica muito mais fácil. Afinal, listening é prática!




Separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar seu listening:


1. Defina expectativas reais.

Você não vai entender 100% do que está sendo falado logo de início. E está tudo bem! É necessário bastante estudo de vocabulário e conhecimentos gerais para entender bem o que um falante de inglês está dizendo, e isso leva tempo!

2. Aumente sua exposição ao inglês.

Mude o idioma do celular, das redes sociais. Quando for pesquisar alguma notícia, pesquise-a em inglês. Assim você pode assistir uma reportagem sobre um tema que te interessa na língua. Busque sites e aplicativos para conversar online com nativos. Ouça músicas, filmes e podcasts em inglês, variando entre diferentes sotaques ao redor do mundo.


3. Preste atenção em palavras que você já conhece e encaixe-as no contexto do que está sendo falado.

Se você fixar a atenção nas palavras desconhecidas, não vai conseguir entender o que está sendo dito.

4. Pratique com conteúdos adequados para o seu nível de inglês.

É importante que o que você esteja escutando não seja fácil nem difícil demais de entender. Para garantir sucesso no aprendizado, você deve sempre se desafiar e ter constância na prática. Pratique seu listening por pelo menos 15 a 20 minutos todos os dias.

Dicas: Básico/Intermediário:

  • Escute podcasts específicos de ensino de inglês;

Dicas:

https://learningenglish.voanews.com/ - Podcasts separados por nível.

  • Ouça audiobooks;

  • Assista desenhos animados em inglês (como é um conteúdo voltado para o público infantil, é mais fácil entender o que está sendo falado);

  • Escute músicas lentas e fáceis de entender.

Avançado:

  • Escute podcasts variados em inglês. Uma boa dica é procurar um podcast sobre um assunto que você gosta traduzido para o inglês no Spotify.

  • Escute rádios internacionais. Site para acessar rádios ao redor do mundo: https://radio.garden/

  • Assista filmes e séries inicialmente com áudio e legenda em inglês. Então tire a legenda e veja se você consegue entender, seguindo a dica 4.


5. Tenha disciplina para manter a regularidade nos estudos e paciência para obter os resultados esperados.

O aprendizado não acontece da noite para o dia. É necessário estudo constante pro seu listening deslanchar!

E aí, já começou a fazer seu planejamento de estudos de listening? Pode ter certeza de que seguindo essas dicas, já já você vai estar vendo filmes sem legenda e nem vai perceber!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page