top of page

6 produções cinematográficas que desmistificam o ideal de amor romântico

Nas sociedades ocidentais, o amor romântico costuma ser apresentado por meio do clichê das duas metades que se procuram para recuperar sua antiga completude. Esse falso ideal de amor, muitas vezes, leva as pessoas a passarem o resto da vida em busca dessa “outra parte” perdida. 🍊

A verdade é que cada pessoa tem sua própria mitologia do amor, baseada em suas experiências pessoais, familiares ou culturais. No entanto, é graças à mídia - novelas, cinema, literatura, etc. - que estas crenças têm invadido de forma intensa a estrutura mental da sociedade e injetando ideias como “o amor verdadeiro dura para sempre”, “só há uma pessoa no mundo perfeita para nós”, ou que o “ciúme é uma prova de amor”.

Buuut, nem tudo está perdido! Existem muitos clássicos do cinema que fogem à regra desse padrão “ideal” de amor e retratam os relacionamentos amorosos de uma maneira mais real. 🎬

Quer saber? Trouxemos 6 produções cinematográficas sobre o amor que não se limitam ao “felizes para sempre”. Prepara a pipoca e confere: 🍿


📽1 Wanderlust - Navegar é preciso

A narrativa apresenta a história da psicóloga Joy e do marido Alan. Os dois já são casados há mais de 20 anos e têm três filhos, mas não sentem mais o mesmo desejo sexual, embora se amem e sejam grandes amigos. Após um incidente, porém, resolvem que uma alternativa para melhorar o casamento seria abrir a relação - portanto, a produção reflete esse processo de desconstrução da monogamia e de adaptação ao não-padrão.


📽2 Closer: Perto Demais

Podemos dizer sem medo que Closer, inspirada na peça teatral do dramaturgo britânico Patrick Marber, redefiniu o modo de ver o amor, especialmente no século 21. Desejo, traição, melancolia, sexo, sensualidade, culpa, casamento, amizade, dor. Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.



📽3 Brokeback Mountain

Uma história de amor que se passa nos anos 60. Dois cowboys (Jake Gyllenhaaale o saudoso Heath Ledger) vivem ocultos um caso de amor por décadas. Indicação ao Oscar pra Ledger, impressionante no papel de Ennis Del Mar.



📽4 Trilogia Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite

Um casal em três etapas diferentes da vida: quando se conhecem, ainda jovens; quando se reencontram, anos depois; e já casados, calejados pela rotina e filhos. Os atores Julie Delpy e Ethan Hawke, em parceria com o cineasta Richard Linklater, criaram uma ode dos relacionamentos amorosos. Indispensável!



📽5 A Culpa é das Estrelas

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.



📽6 Casamento de Verdade

Jenny (Katherine Heigl) tem de lidar com a intensa pressão familiar para que ela encontre um marido e enfim se case. O detalhe crucial para tal dilema é o fato dela ser lésbica, namorando Kitty (Alexis Bledel), que a família pensa ser somente sua amiga – e com quem, enfim, ela de fato pretende se casar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page