O que o cérebro ganha aprendendo um novo idioma?

Ficar fluente em outro idioma não é da noite para o dia. Envolve uma série de etapas que o nosso cérebro precisa processar e fixar. É muito fascinante como que um órgão tão cheio de mistérios consegue processar informações que nos fazem nos comunicarmos com nativos de outras regiões.


Muitos estudos e pesquisas se aventuram a descobrir com funciona todo esse processo. Por isso, reunimos algumas informações interessantes que podem explicar como acontece a aquisição de outro idioma e os benefícios adquiridos pelo nosso cérebro.


1 - O papel das habilidades cognitivas de cada pessoa, ou seja, a memória afetiva está relacionada à língua, o cérebro funciona como uma memória RAM que possui informações e experiências importantes armazenadas.


2 - Alguns fatores precisam ser levados em conta, como a idade, por exemplo, quanto mais jovens, maior a facilidade em aprender outros idiomas, por isso aconselha-se aos pais inserir o quanto antes os filhos em uma boa escola, e isso pressupõe uma atenção especial ao método de ensino e suas bases científicas.


3 - Qualquer pessoa que não possua uma patologia de linguagem, tem a capacidade de memorizar, aprender e falar outros idiomas.


4 - O cérebro é beneficiado e beneficiador nos processos de aprendizagem de um novo idioma. Ao relacionar as linguagens acontece um aumento da circulação das células nervosas e consequentemente se fica mais saudável. Quem domina mais de um idioma tem um fortalecimento do raciocínio e muito mais chances de inserção no mundo do trabalho e na convivência social.


5 - Uma pesquisa da Universidade de Penn State, nos EUA, mostrou que pessoas bilíngues são melhores em priorizar tarefas e trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo.


6 – Pesquisas em pacientes que estudam um novo idioma ou sabem mais de uma língua mostraram que houve aumento da densidade de massa cinzenta e da espessura do córtex, ajudando em uma reserva cognitiva. Ou seja, aprender um novo idioma pode compensar a perda de tecido cerebral provocada pelo Alzheimer.



gif


Olha só o taaaaaanto de coisas legais que podemos adquirir estudando um novo idioma! Quer fazer parte dessa família que manja da fluência? Fala com a gente!






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo